Tendências que vão mudar o contexto de trabalho

Tendências que vão mudar o contexto de trabalho

Chegou 2020! Ano que há quase uma década se faziam previsões das tendências. Agora que 2020 chegou continuamos a olhar para o futuro e pensar na próxima meta, 2025. Estamos perante uma época marcada pela transformação digital, a ética nela envolvida e a procura de proporcionar uma boa experiência às pessoas seja através do employer branding ou dum processo de recrutamento diferenciado. O que esperar daqui para a frente?

Segundo o relatório “The Future of Work” as questões ambientais e sociais irão ganhar grande importância. Tendo em vista os Objeticvos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas é esperado que as organizações se envolvam com estas causas. Estamos perante uma época onde as questões ambientais e sociais são mais valorizadas pelos colaboradores e uma organização que demostre igualmente estes comportamentos impacta na satisfação dos colaboradores.

Maior representação feminina na área tecnológica. Com o desenvolvimento de áreas como inteligência artificial, robótica e codificação e os departamentos de RH’s focados em promover a diversidade e igualdade de género é esperado um aumento do número de mulheres em cargas de liderança, e áreas como a tecnologia.

A tecnologia que ameaça substituir os trabalhadores, mas segundo o “The Future of Work” não é bem assim. A tecnologia irá servir as pessoas auxiliando em várias áreas. Cada vez mais iremos assistir a programas altamente desenvolvidos. Como profissional de RH espero pelo dia onde possa pedir ao candidato para meter uns óculos VR e simular a sua resposta perante um determinado ambiente em vez de pedir para o candidato imaginar.  O trabalho à distância será também uma tendência no futuro. É importante proporcionar um equilíbrio trabalho-casa, e esta prática é eficaz e tem impacto de diversas formas. Aumenta o bem-estar dos colaboradores, o engagement, a nível ambiental reduz as emissões de CO2 aumentando os níveis de responsabilidade social da organização (também valorizado pelos colaboradores).

Bernardo Machado
Co-Founder do Fórum comunicaRH

Deixe uma resposta