O que fazer antes de despedir? Gerir em tempo de incerteza.

O que fazer antes de despedir? Gerir em tempo de incerteza.

Os líderes são obrigados a tomar decisões para manter as suas empresas a funcionar. Face às dificuldades perante a ameaça do covid-19 as empresas têm agora em mãos a tarefa de gerir os fatores económicos. Gerir de forma clara, cuidadosa e preocupada cria mais valor para a sua empresas e ajuda a sair, desta pandemia, mais fortes do que nunca uma vez que tem sido uma grande aprendizagem. A dificuldades podem levar a despedimentos, esperemos que não, e como devemos gerir estas incertezas?

Os líderes podem pensar que esconder a verdade, mesmo com a intenção que não assustar os colaboradores, pode ser uma solução. Isso só aumenta as conversas sobre os temas e daí surgem boatos e informações mal transmitidas. A primeira dica é ser transparente e claro sobre a situação que a empresa está a enfrentar. Assim as dúvidas ficam esclarecidas. É importante comunicar alguns objetivos a curto-prazo e medidas para contrariar o paradigma. O facto de envolver as pessoas pode ser um fator que reduz o stress causado pela situação existente.

Liderar pelo exemplo! Deve começar pelo quadro executivo a ação, no sentido de adotar medidas para reduzir os custos. Por exemplo, esta pode ser uma boa altura para adiar a renovação dos telemóveis, entre outros, e dar preferência a cuidar dos colaboradores. Os responsáveis pelo capital humano devem partilhar a dor dos colaboradores e ter a “porta aberta” para prestar auxílio em caso de necessidade.

Envolver os colaboradores na tomada de decisão pode trazer benefícios. Com isto podemos ter um maior espectro de ideias sobre medidas a tomar. E mais, o facto de envolvermos todas as áreas pode ser benéfico para reduzir custos que os decisores não veem porque não têm a noção do total funcionamento de todos os departamentos. Esta também poderá ser uma boa oportunidade para lançar novos desafios a determinados colaboradores que podem assumir funções de empresas outsourcing, por exemplo.

Rever todas as suas opções antes de decidir despedir é importante. Com esta situação tomámos a consciência que podemos e conseguimos trabalhar de forma diferente. A covid-19 ajudou a inovar processos e podemos manter essa inovação para vencer a crise. Reduzir a semana de trabalho ou podemos continuar com o teletrabalho flexível reduzindo os custos de gasolina da frota são exemplos. Reduzir as contas das telecoms cortando alguns telemóveis que são dispensáveis. As pessoas preferem suportar perder algumas regalias, ou até mesmo reduzir custos em prol de manter o seu trabalho. Cuide dos seus colaboradores e eles irão cuidar da organização.

Bernardo Machado
Co-Founder do Fórum comunicaRH

Deixe uma resposta